"Acreditamos firmemente que, ao partilhar histórias inspiradoras e promover a divulgação científica, podemos desempenhar um papel crucial na proteção e conservação do nosso valioso património natural."

Alba Villarroya

Nascida em Madrid em 1988, dedica a sua vida às aves e à conservação ambiental. A sua jornada profissional começou em 2014, quando se envolveu em atividades de contagem de aves no Estreito de Gibraltar. Possui formação como Técnica Superior em Gestão Florestal pelo Centro de Capacitação Florestal de Villaviciosa de Odón, além de ser Técnica em Centros de Recuperação, Reprodução e Reabilitação de Fauna Selvagem pela Universidade Complutense de Madrid. Também adquiriu competências como Assistente Técnica Veterinária e atualmente está a tirar um Mestrado em Ecologia na Universidade de Coimbra.

Nos últimos anos, viveu nos Açores, onde desempenhou o papel de Técnica de Conservação para a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Durante esse período, foi responsável pelo estudo de impacto da rede elétrica na avifauna, além de coordenar iniciativas como o Censo de Milhafres, o Projeto Arenaria e o III Atlas das Aves Nidificantes. No último ano, participou como observadora de megafauna no contexto do programa POMET.

Além do seu trabalho na conservação da avifauna, demonstra interesse na divulgação e comunicação científica, o que a motivou a criar A Viagem do Maçarico em fevereiro de 2021 e a continuar a sua formação no âmbito da comunicação através das redes sociais e o marketing digital. Alba é a responsável do conteúdo em A Viagem do Maçarico, assim como da produção e da edição.

Alba Villarroya - A Viagem do Maçarico Podcast
Alba Villarroya - A Viagem do Maçarico Podcast

Gonçalo Elias

Nasceu em Lisboa em 1968. Dedica-se à observação e ao estudo das aves desde Dezembro de 1987. Tem uma ampla experiência de campo, aliada a um bom conhecimento do território. É licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (IST, 1991) e possui um MBA em Gestão de Empresas (UNL, 1996), sendo igualmente formador profissional certificado pelo IEFP.

Colaborou em oito atlas ornitológicos em Portugal, Espanha e Tanzânia. É autor ou co-autor de vinte livros sobre as aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar, bem como de diversos artigos publicados em revistas da especialidade.

Sócio fundador da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a cuja Direcção pertenceu entre 1999 e 2002. Foi coordenador do CPR – Comité Português de Raridades entre 2002 e 2006. Desde 2007 promove a actividade de observação de aves usando as novas tecnologias de informação e comunicação, sendo fundador e administrador do Forum Aves, bem como fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info, lançado em Janeiro de 2008. No âmbito deste portal, tem organizado, desde 2011, cursos online gratuitos, com o objectivo de promover, junto da comunidade lusófona, o desenvolvimento de competências de identificação das aves selvagens de Portugal. Gonçalo é colaborador habitual em A Viagem do Maçarico e colabora em diversos tópicos, desde a ecologia até o estado de conservação das aves em Portugal.

Gonçalo Elias- A Viagem do Maçarico Podcast
Gonçalo Elias- A Viagem do Maçarico Podcast

Ricardo Borges

Nascido no Porto em Outubro de 1991, desde tenra idade que as aves têm causado um fascínio na sua vida, tendo dedicado a sua formação e atividade profissional no sentido do seu estudo e conservação.

Com formação em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS e Medicina Veterinária pela UTAD, realizou trabalho em vários centros de recuperação de fauna selvagem em Portugal, nomeadamente no CRAS-UTAD, CERVAS e no Parque Biológico de Gaia. Ao nível europeu, desenvolveu a sua atividade no Hessilhead Wildlife Rescue Centre na Escócia e no GREFA em Madrid.

Atualmente, colabora com empresas no ramo da consultoria ambiental e promoção de turismo ornitológico na Península Ibérica, sendo participante e colaborador ativo do podcast desde 2023, não deixando de ser um ávido observador de aves por todo o território nacional. Em A Viagem do Maçarico, Ricardo é o responsável da agenda de atividades e colabora em algumas das entrevistas publicadas.

Ricardo Borges - A Viagem do Maçarico Podcast
Ricardo Borges - A Viagem do Maçarico Podcast

Pedro Nicolau

Nasceu em Lisboa em 1994, e desde muito pequeno se fascinou pelo mundo natural. Um fortuito acaso aos 12 anos fez com que descobrisse um guia de aves que acabaria por moldar toda a sua vida futura. Tem uma forte paixão por todas as áreas ligadas à observação de aves, sendo actualmente birder, fotógrafo, twitcher, lister e ecólogo.

As suas contribuições para o campo da ornitologia incluem produção de artigos científicos, revisão de livros ornitológicos, e muitas participações em diversos censos e atlas, incluindo fora de Portugal. É co-fundador do projecto Aves do Mundo em Português e é membro do Comité Português de Raridades.

A nível académico, licenciou-se em Biologia na Universidade de Lisboa, e durante o seu mestrado em Bioestatística, estagiou no British Trust for Ornithology em Inglaterra. Concluiu o seu doutoramento em estatística ecológica na Universidade de Tromsø na Noruega em 2022, sendo que actualmente trabalha como data scientist numa consultora especializada em serviços ornitológicos. Já observou aves em quase todos os países da Europa e em quatro continentes. Em A Viagem do Maçarico, participa nos episódios dedicados às raridades e novidades ornitológicas.

Pedro Nicolau - A Viagem do Maçarico Podcast
Pedro Nicolau - A Viagem do Maçarico Podcast

Carlos Pacheco

Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra, com Mestrado em Ecologia, pela mesma universidade, especializou-se no estudo na ecologia, biologia e conservação de diversas espécies de avifauna ameaçadas.

Participou, entre outros trabalhos, na realização e coordenação de diversos censos nacionais e programas de monitorização de espécies ameaçadas, na elaboração de diversos trabalhos, como o Livro Vermelho dos Vertebrados, o II Atlas das Aves que nidificam em Portugal e a Estratégia Nacional para a Conservação das Aves Necrófagas. Trabalhou para o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, em empresas de consultoria ambiental, colaborou em diversos projectos Life, nomeadamente o Life Natureza Lince Abutre, o Life Imperial, o Life Rupis, o Life Lx Aquila e o Life Aegypius returns. Actualmente trabalha como investigador no CIBIO, dedicando a maior parte do seu tempo ao estudo e conservação de aves estepárias.

Dedica-se à observação de aves desde inícios dos anos 1990, tendo realizado observação de aves em diversos países de vários continentes e também colaborado em projectos de investigação/conservação em países africanos de expressão portuguesa. É anilhador credenciado desde 1994 e presidente da Associação Portuguesa de Anilhadores de aves. Em A Viagem do Maçarico, o Carlos participa en tópicos relacionados com a ecologia e estatuto das aves em Portugal.

Carlos Pacheco - A Viagem do Maçarico Podcast
Carlos Pacheco - A Viagem do Maçarico Podcast